Dots

Mitos e Verdades sobre Descongestionantes Nasais

congestao nasal.jpg

Em casos de obstrução nasal, procure seu médico otorrinolaringologista e evite a automedicação.

Para as pessoas que já sofrem de doenças respiratórias típicas das épocas mais frias, a mudança brusca de temperatura pode agravar problemas como asma e rinite. Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de fazer o uso descongestionante nasal para resolver o incômodo “nariz entupido”.  Segundo pesquisas, os medicamentos vendidos sem prescrição médica, podem sim causar problemas à saúde quando usados indiscriminadamente.

Descongestionantes nasais viciam?  

O medicamento age contraindo os vasos sanguíneos, o que provoca a produção de mais vasos e isso causa a necessidade de exposição recorrente à medicação. Surgindo aí chamada “rinite robote ou medicamentosa”.

O descongestionante nasal traz riscos a gravidez

Por se tratar de medicamentos vasoconstritores, podem afetar os vasos sanguíneos placentários que levam nutrição ao feto, bem como afetar os vasos sanguíneos do próprio feto.

Existe alternativas ao uso de descongestionante nasal? 

De acordo com as especialistas, uma solução para este problema é a lavagem nasal com soro fisiológico, removendo assim as secreções. A recomendação é procurar um médico Otorrinolaringologista que possa avaliar a causa do problema e tratá-la da forma adequada.

Agende consulta médica com um Otorrinolaringologista no Centro Diagnóstico do Hospital Renascença. 

COMPARTILHAR