Dots

Amamentação é uma questão de todos

AMENTAR.jpg

A recomendação é para que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por 2 anos ou mais

São indiscutíveis os inúmeros benefícios da amamentação e, atualmente, já é possível observar uma maior consciência da população com relação ao tema e de um preparo maior dos profissionais de saúde no suporte e orientação às gestantes, puérperas e famílias. E justamente com o objetivo de reforçar essa necessidade, acontece anualmente, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação (SMAM), uma importante estratégia de promoção e fomento. 

O aleitamento materno é uma questão de saúde pública, por isso, exige dedicação de toda a sociedade. Este ano, a campanha foca ainda mais na questão de ser uma responsabilidade compartilhada. Na realidade, o todo o mês é dedicado a discutir, alertar, orientar e incentivar ainda mais por meio de ações coletivas, inclusive, recebe o nome de Agosto Dourado. 

E como informação nunca é demais, e saúde é a nossa maior missão, conversamos com a nutricionista do Hospital Renascença, Viviane Guimarães, sobre o tema e ela reforça que  o aleitamento materno possui benefícios incontáveis. “Protege contra doenças, infecções, alergias, asma, desnutrição, problemas dentários, respiratórios, além de fortalecer o vínculo mãe-bebê”.

Um estudo de 2016 mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ser evitadas, a cada ano, com a ampliação da amamentação. O mesmo estudo também mostrou que, um aumento de 10% na amamentação exclusiva até os seis meses ou continuada até os dois anos, reduz a mortalidade infantil. 

A recomendação é para que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por 2 anos ou mais. Nos primeiros 6 meses, a recomendação é que ela receba somente leite materno. O Ministério da Saúde recomenda que ao completar seis meses, a criança deve ser iniciada na alimentação complementar saudável. Os benefícios do leite materno não acabam só porque o bebê já come outros alimentos. 

Dicas da nutri para amamentação:

Evitar cafeína, chocolate e condimentos;

Beber muita água;

Ingerir frutas, legumes e verduras;

Dormir.

COMPARTILHAR