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Curso do Renascença reforça importância do atendimento humanizado

Encerrou na sexta-feira, 16, o curso de humanização hospitalar promovido pelo Hospital Renascença.  A atividade educativa reuniu profissionais dos serviços de enfermagem, recepção, lavanderia, higienização, portaria, telefonia, laboratório, almoxarifado, faturamento, prontuário, nutrição, além das secretárias clínicas.

A assistente social Maria Rousimeire Sousa Cardoso, responsável pelo curso, pontuou que o conceito de humanização envolve uma série de práticas voltadas ao cuidado integral dos pacientes, de forma a amenizar as dificuldades inerentes aos internamentos hospitalares.

Dentro dessa visão a profissional destacou o papel social do hospital e como os funcionários podem colaborar na prestação de serviços. Ela também ressaltou a necessidade do compromisso de toda a equipe da unidade hospitalar em relação a um atendimento de qualidade, seja na administração ou com os pacientes.

“Esse trabalho foi bastante positivo, acredito que as sementes plantadas irão germinar, refletindo em resultados positivos para o hospital. Estaremos buscando junto com a diretoria ações e propostas para que haja o envolvimento de todos os funcionários”, destacou Rousimeire Cardoso ao afirmar que o curso foi o começo para a efetivação do atendimento mais humanizado no hospital.

Para Marília do Nascimento Santos, que trabalha no serviço de faturamento a iniciativa em realizar o curso foi benéfica. “A partir desses ensinamentos podemos aprender a ter paciência e sabedoria no dialogo com as pessoas. No hospital devemos transmitir carinho com nossos pacientes, eles serão os divulgadores dos nossos serviços“, disse.

“Com esse curso vamos transmitir tranquilidade aos nossos pacientes. Na maioria das vezes eles chegam aqui debilitados, ou mesmo estressados em função dos problemas de saúde. É importante que todos tenham esse entendimento e recepcionem bem o nosso cliente, pois a humanização vai dos profissionais que trabalham na portaria aos serviços de higienização”, salientou a enfermeira Wilma Ferreira.

Temas

Em três dias de atividades o curso abordou os principais aspectos da Política Nacional de Humanização; Eficácia no Atendimento; Compromissos das lideranças; Qualidade na Gestão; Competência e Criatividade da Equipe; Atual Cultura de Atendimento; Mudanças na Cultura de Atendimento; Compromissos Assumidos pelo Hospital para Melhoria no Atendimento e Valorização dos Profissionais, dentre outros. Na ocasião também foram realizadas dinâmicas de grupos como vídeos motivadores; slides e aplicação de questionário para garantir maior entendimento e adesão dos participantes.


 

Último dia do curso humanização hospitalar

Maria Rousimeire Sousa Cardoso, assistente social

Marília do Nascimento Santos, serviço de Faturamento

Wilma Ferreira, enfermeira

Rousimeire recebe cartão de agradecimento da direção do Renascença

 

 

 

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